O cuscuz é feito de milho e consumido em todo o Brasil, mas é um prato realmente típico no nordeste, sendo muito consumido no café da manhã, mas também é muito consumido no jantar ou como farofa no almoço. Ele é preparado na cuscuzeira, em banho-maria, após ser hidratada a farinha. No nordeste, mais tradicionalmente é feito apenas com manteiga e sal ou adicionado de queijo coalho, ovos, carne de sol ou mesmo em versões doces com leite de coco, banana, mel, com açúcar ou não. Hoje em dia, encontra-se as mais diversas combinações de cuscuz em restaurantes e cafeterias.
O alimento foi trazido para o Brasil pelos colonizadores e se tornou a base da alimentação da população escravizada, sendo vendido em tabuleiros. Sabe-se que os indígenas amazônicos já faziam cuscuz a partir da mandioca, que tem uma textura parecida com a do milho.
“O Nordeste carrega dois elementos da base alimentar indígena, o milho e a mandioca. E isso é muito claro pelo fato da colonização ter se dado na necessidade do alimento que o indígena consumia. Por isso que quando se começa a fazer o cuscuz aqui – lembremos que ele era a base alimentar do norte da África em um nível de importância que tinha o arroz para o oriente e o milho para as Américas – os invasores no Brasil se depararam com esses ingredientes e começaram a utilizá-los. Assim, o cuscuz acabou saindo dentro dessa integração” – Robson Lustosa
Nutrição:
O cuscuz é uma ótima fonte de carboidrato, possui fibras que vão controlar a liberação de insulina e muitas vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Pode substituir a tapioca, o pão, o arroz, o macarrão ou a mandioca na refeição. Para quem não pode comer glúten, é uma ótima substituição do pão no café da manhã.
Para quem quer emagrecer, é importante cuidar a quantidade, por ser uma fonte de carboidrato, mas não precisa deixar de comê-lo, pois é super nutritivo, sem falar na questão cultural e afetiva da preparação. Por isso, eu sempre associar o cuscuz com proteínas e fibras, como os ovos, o queijo e a aveia.
Ingredientes para o cuscuz:
– 5 colheres de sopa de farinha de milho flocada;
– 5 colheres de sopa de água;
– 1/2 banana da terra;
– Sal a gosto;
– Queijo ralado a gosto;
Modo de Preparo:
1. Coloque a farinha para hidratar na água com sal por 5-10 minutos;
2. Corte a banana em tiras;
3. No cuscuzeiro, alterne camadas de farinha de cuscuz, banana e queijo ralado até completar o cuscuzeiro;
4. Cozinhe o cuscuz por 15 minutos.
E está servido! Saboreie esse prato nordestino rico em vitaminas, carboidratos e proteínas.
Link de referência:
Autora: