Nutrição Vegetariana e Vegana
Entenda sobre
Existem diversos tipos de vegetarianismo, que excluem diferentes alimentos de origem animal e o veganismo, que exclui todos e muitas vezes também se preocupa não só com o consumo alimentar de animais, mas também evita cosméticos, vestuário e outros produtos que possuam componentes ou façam testes em animais.
Existe um mito de que quem pratica esse tipo de alimentação sofre de deficiências nutricionais que onívoros não sofrem, mas a verdade é que uma alimentação inadequada, seja com carne ou sem, pode acarretar em deficiências nutricionais. Isso porque a verdade é que os alimentos de origem vegetal são os que possuem mais nutrientes, porém nem sempre estes estão biodisponíveis, ou seja, prontos para serem absorvidos. Formas de preparo e combinações de nutrientes auxiliam ou atrapalham a absorção, portanto, um planejamento alimentar estruturado vai tentar maximizar a absorção de nutrientes.
Um exemplo disso é o ferro presente nos feijões e vegetais de cor verde escura, como a couve. Sua absorção é potencializada com o consumo concomitante de vitamina C (por isso a combinação feijão + couve + laranja) e prejudicada com o consumo de cafeína (sabe aquele cafezinho preto depois do almoço? Então, procure evitar).
Uma consulta nutricional para vegetarianos e veganos vai envolver necessariamente essa educação nutricional sobre as combinações para conseguir o aporte de vitaminas e minerais, bem como o consumo de todos os aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo e devem vir da alimentação.
Uma preocupação recorrente é sobre o consumo de proteínas, principalmente para quem faz exercício físico, que necessita de um aporte maior. É completamente possível uma alimentação adequada em proteína para esse grupo, mas precisa ser bem calculada pela nutricionista. Assim como para onívoros, o acompanhamento nutricional vai utilizar suplementos e fitoterápicos quando se mostrar necessário, respeitando a escolha do paciente de não consumir o que for proveniente de animais.
Na consulta, irei passar dicas de como montar um prato vegetariano, lanches proteicos e que promovam saciedade, marcas veganas e saudáveis, receitas e muito mais.
Atendimento online e presencial
Nossa primeira consulta dura em torno de 1h/1h30, pois vamos conversar bastante sobre os teus hábitos alimentares, teu histórico de saúde e tua rotina. Meu objetivo é te conhecer e entender o motivo de tu ter me procurado.
A partir disso, vamos juntos(as) montar estratégias para alcançar teus objetivos, respeitando tuas individualidades, teus gostos alimentares, aquilo que é possível para você fazer.