Avaliação Física
Entenda sobre
Nosso corpo é formado por água, músculos, gordura, órgãos, ossos e sangue. A somatória de todos esses vai resultar no nosso peso corporal. Por isso, o peso na balança muitas vezes não nos diz nada, pois quando nosso peso muda, pode ser água, músculo ou gordura.
Já a avaliação física nos permite ver o quanto do nosso peso é massa magra e o quanto é gordura. A massa magra inclui os órgãos, ossos e sangue, que não alteram de peso, portanto, o valor da massa magra vai nos indicar, dentro da avaliação, a quantidade de massa muscular que temos. Em uma avaliação completa, é possível descobrir quanto do peso que ganhamos ou perdemos é de massa magra e de massa gorda.
A avaliação física consiste em:
- Peso: massa total em quilos (kg) - balança;
- Altura: em cm - fita métrica;
- Circunferências - fita métrica: através delas, é possível medir risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e o risco relacionado ao excesso de gordura visceral, bem como os resultados do processo nutricional;
- Dobras cutâneas: em mm – plicômetro: com este aparelho, medimos o tamanho da nossa gordura corporal, em diversos pontos, como bíceps, tríceps, abdômen, coxa, entre outros.
Com esses valores, é possível um diagnóstico de como está nossa saúde, podemos dividir o peso entre massa magra e massa gorda e, a partir disso, definir nossos objetivos com o tratamento nutricional. As recomendações e metas variam conforme idade, sexo, nível de exercício físico e objetivos pessoais.
De forma geral, nunca é saudável perder massa magra (músculo), pois os músculos promovem a movimentação corporal e sustentam nosso corpo e os órgãos. Conforme envelhecemos, o processo de perda muscular é natural, portanto, dentro do tratamento, nosso objetivo sempre vai ser o de, no mínimo, não diminuir a massa muscular, sendo desejável aumenta-la, o que conseguimos combinando exercício físico + alimentação adequada. A quantidade adequada de água, massa magra e gorda, vai depender do biotipo, necessidade e objetivos de cada indivíduo (aumento/redução/manutenção).
Com o acompanhamento periódico, comparamos os valores afim de ver nossa evolução e utilizar de estratégias para melhorar os resultados, ajustando a alimentação ao longo do trabalho nutricional, com metas realistas a partir da rotina, hábitos e disposição para realizar mudanças.
Algumas indicações são necessárias para garantir uma avaliação física precisa:
- Não consumir bebida alcóolica nas 24h anteriores à avaliação;
- Não consumir medicamentos diuréticos nos 7 dias que antecedem a avaliação;
- Não realizar atividade física nas 8h que antecedem o exame;
- Urinar nos 30 minutos que antecedem a avaliação;
- Mulheres: não estar no período pré-menstrual ou menstrual.
O motivo desses cuidados é porque qualquer um eles pode alterar a composição de água corporal, influenciando no peso e nas medidas.
Atendimento online e presencial
Nossa primeira consulta dura em torno de 1h/1h30, pois vamos conversar bastante sobre os teus hábitos alimentares, teu histórico de saúde e tua rotina. Meu objetivo é te conhecer e entender o motivo de tu ter me procurado.
A partir disso, vamos juntos(as) montar estratégias para alcançar teus objetivos, respeitando tuas individualidades, teus gostos alimentares, aquilo que é possível para você fazer.